O ano novo astrológico começa, oficialmente, com a entrada do Sol no signo de Áries no dia 20 de março. Cada ano, pela astrologia, possui um Astro regente. Em 2019, tivemos Marte. Em março de 2020, daremos as boas vindas ao Sol, o Regente do Ano.
O Sol sempre foi um Astro adorado em muitos povos, muitas culturas. Ele representa brilho, vida, vitalidade, calor. Onde ele toca, ali brota a vida. No nosso Mapa Astral, o Sol representa o nosso Eu, nossa consciência, o estágio evolutivo da atual existência. É o caminho que mostra como escolhemos nos desenvolver, trazendo nossas potencialidades e como desenvolveremos nossa individualidade. É onde queremos brilhar, expressar nossa marca, nossa identidade.
O Sol, também, representa o coração, o amor próprio, a alma. É como expressamos a nossa verdadeira identidade, quando temos consciência dela. Ou seja, o Sol nos ensina que, para que possamos nos aproximar de nossa essência, é preciso colocarmos amor em tudo que fazemos, colocarmos a nossa alma. Em outras palavras, é cultivar a alegria de viver.
Assim, o Ano do Sol nos convidará a refletirmos e desenvolvermos uma série de questões e elementos, tais como:
– Ano que pede que sejamos mais verdadeiros com a nossa essência.
– Pede que mergulhemos em autoconhecimento para descobrirmos nossos potenciais adormecidos.
– Pede que expressemos mais o nosso brilho, a nossa marca no mundo. O que te diferencia?
– Pede que alimentemos as virtudes da: vontade, autenticidade, amor (amar o que fazemos), alegria de viver, buscar o que nos faz bem (hobbies, lazer, prazer).
Como tudo na Astrologia, cada aspecto possui luz e sombra. Assim, também será preciso cuidar com algumas energias do Sol que podem nos ofuscar e nos direcionar para vibrações mais baixas, como:
– Cuidar com: comparações, egoísmo, prepotência, orgulho, vaidade, baixa autoestima, bloqueio do amor próprio, auto desvalorização, competições.
Todos temos o Sol em nosso Mapa e ele define o nosso Signo. Portanto, o Ano do Sol irá pedir que possamos desenvolver e alimentar mais as energias do nosso signo, que se trata de nossa Missão nessa existência. Temos uma missão com o nosso signo e, quanto mais nos aproximamos das energias elevadas dele, mais nos aproximamos de nossa própria essência.
Os Signos são arquétipos, energias que são encontradas na natureza. E por fazermos parte deste TODO, temos a missão de desenvolver essas energias em nossa trajetória de vida. Por isso, o fato de nascermos em um SIGNO representa uma MISSÃO. Sim!
Ele terá energias positivas (LUZ) e negativas (SOMBRA) e precisamos aprender a equilibrá-las em nossa vida para cumprir o que precisamos. Nosso Signo é definido pelo SOL e, tal qual ele, que se põe no horizonte, nosso signo é o que nos impulsiona nessa jornada.
– Desenvolver o seu EU por meio do seu poder de iniciativa, coragem e ação!
– Recebe forças de energia, vigor, criatividade, vitalidade, força. Áries é regido por Marte, Deus da Guerra, que simboliza a estratégia de luta. Por isso, Áries precisa agir e, mais que isso, ter um PROPÓSITO PARA A SUA BATALHA! Se não, fica na impulsividade, irritação e violência.
– Armadilha: esconder indecisão, insegurança, medo de se impor por trás da sua agressividade.
– Dicas e orientações: analise sempre como está o seu poder de criar e colocar em prática. Como você está se auto afirmando? Se está faltando coragem e porque?
Desenvolver o seu EU por meio do seu poder de concretização do seu trabalho; ver seus objetivos gerarem frutos!
– Recebe forças de perseverança, determinação, paciência, ponderação.
– É regido pela Vênus, Deusa do Amor Beleza e Arte, simboliza buscar essas características em tudo que faz, ou seja, precisa se dedicar e imprimir habilidade em tudo que faz. Por isso, Touro precisa compreender que somente o tempo e a paciência são amigos do primor. Mas que é preciso ver os frutos desse trabalho, desenvolver um PROPÓSITO PARA O SEU TRABALHO. Se não, fica na zona de conforto, preguiça, morosidade e apego.
– Armadilha: esconder o seu medo de mudanças em apegos, possessividade e ciúme.
– Dicas e orientações: comprometa-se e concretiza seus objetivos, seus planos. Compreenda que é preciso fazer um de cada vez e que o tempo aprimora qualquer trabalho. Se não buscar a mudança, não há como ver os frutos do seu trabalho.
– Desenvolver o seu EU por meio do seu poder de trocas que realiza, entre a busca do conhecimento e a sua partilha!
– Recebe forças de curiosidade, flexibilidade, mente aberta e desenvoltura.
– É regido por Mercúrio, Mensageiro dos Deuses, simbolizando a capacidade de transitar por diversos mundos do conhecimento e da comunicação. Dedicar-se à compreensão do mundo, da vida, das pessoas, desenvolver um PROPÓSITO PARA O SEU CONHECIMENTO! Se não, fica na superficialidade, na “lábia”, na agitação.
– Armadilha: medo de se aprofundar nos assuntos, nos conhecimentos, por não acreditar no seu potencial intelectual.
– Dicas e Orientações: comece de onde você está, com quem está e com o que tem. Todos possuem a capacidade de transmitir o que sabem para contribuir com o mundo.
– Desenvolver o seu EU por meio do seu poder emocional, que nutre e aconchega!
– Recebe forças de sensibilidade, empatia, zelo e carinho.
– É regido pela Lua, simbolizando a energia Yin do Universo: a delicadeza, a magia, a intuição, o contato com a terra (nossas raízes). Dedicar-se a conhecer o seu mundo emocional, para que ele seja a sua força, desenvolvendo um PROPÓSITO PARA A SUA FORÇA GERADORA DA VIDA! Se não fica na carência, dependência emocional, insegurança e medo do mundo.
– Armadilha: se fechar em uma casca dura por não olhar com clareza para a suas emoções e o seu universo interior.
– Dicas e orientações: fortaleça-se consigo mesmo em autoconhecimento para que possa se abrir e confiar mais nas pessoas, desenvolvimento seu poder de acolhimento.
– Desenvolver o seu EU por meio da lapidação da sua marca pessoal, do seu brilho interior!
– Recebe forças de criatividade, desenvoltura, liderança, lealdade e carisma.
– É regido pelo Sol, simbolizando a capacidade de iluminar nosso entorno com o calor que brota do coração, quando se coloca amor à tudo que faz. Dedicar-se a conhecer o seu traço pessoal, desenvolvendo um PROPÓSITO PARA A SUA CRIAÇÃO! Se não, fica no orgulho ferido, prepotência e sempre esperando reconhecimento de fora.
– Armadilha: comparar-se demais com as pessoas ao seu redor e não prestar a atenção do que você tem a contribuir.
– Dicas e orientações: busque se conhecer para saber qual é o seu brilho próprio, sua capacidade de impactar a sua ação com a sua singularidade.
– Desenvolver o seu EU por meio do seu poder de inteligência e discernimento!
– Recebe forças de lógica, organização, minúcia, prestatividade e servidão.
– É regido por Mercúrio, Mensageiro dos Deuses, que por andar em dois mundos, experenciar a inteligência divina e humana, consegue analisar e purificar, separar “o joio do trigo”. Dedicar-se ao seu poder de análise com consciência, desenvolvendo um PROPÓSITO PARA A SUA INTELIGÊNCIA! Se não, fica preso somente à detalhes, à busca irracional da perfeição, nervosismo e autocobrança.
– Armadilha: acreditar que a perfeição somente existe naquilo que os olhos enxergam, sem entregar-se à fluidez da vida, ao sentir e intuir.
– Dicas: aprenda a se perdoar mais, compreendendo que é somente através de nossos erros que vamos nos aprimorando e evoluindo.
– Desenvolver o seu EU por meio do seu poder de relacionamento!
– Recebe forças de diplomacia, compreensão do outro, sociabilidade e harmonia.
– É regido por Vênus, Deusa do Amor Beleza e Arte, que acredita que a vida e as relações devem seguir esses princípios, ou seja, exprimir amor e beleza através da harmonia e do equilíbrio. Dedicar-se ao seu poder de mediação, desenvolvendo um PROPÓSITO PARA SEUS RELACIONAMENTOS! Se não, fica somente voltado ao outro, sacrificando-se e apagando-se demais.
– Armadilha: não saber pesar em sua balança a relação do seu EU com o OUTRO, gerando relações artificiais voltadas somente a propósitos egoístas.
– Dicas: compreenda que você faz parte das relações, portanto saiba impor-se e destacar a sua individualidade para contribuir nas relações.
– Desenvolver o seu EU por meio do seu poder de transformação e regeneração!
– Recebe forças de intensidade, determinação, profundidade e resiliência.
– É regido por Plutão, Deus da Morte, que vem com toda sua força e poder proporcionar a regeneração de tudo que está doente e desequilibrado, trazendo poder de cura! Dedicar-se ao seu poder de enxergar nas profundezas e trazer para a luz, desenvolvendo um PROPÓSITO PARA A SUA VISÃO! Se não, fica preso ao negativismo, autoboicote, manipulação e desamor.
– Armadilha: não querer mudar e, por isso, sempre ver o lado negativo dos processos naturais que acontecem na vida de todos, gerando controle.
– Dica: aprofunde-se nos mistérios da vida e de si mesmo, gerando uma visão clara dos potenciais latentes que você tem.
– Desenvolver o seu EU por meio do seu poder do otimismo e expansão dos seus limites!
– Recebe forças de pensamento questionador, entusiasmo, crescimento e sabedoria.
– É regido por Júpiter, Deus dos Deus, o grande benfeitor da Astrologia, que busca ensinar que tudo se consegue com pensamento positivo, alegria e coragem para ultrapassar as fronteiras da vida. dedicar-se ao seu poder de ir além, desenvolvendo um PROPÓSITO PARA A SUA SABEDORIA! Se não, fica preso em dogmatismos, arrogância, intelectualismo e intolerância.
– Armadilha: buscar somente o conhecimento, gerando orgulho intelectual, sem dar uma utilidade a ele, ou seja, desenvolver sua sabedoria e compartilhá-la.
– Dica: quando a vida parecer difícil, compreenda a sua missão de encará-la como uma aventura, um obstáculo a ser superado para gerar crescimento constante.
– Desenvolver o seu EU por meio do seu poder de ambição e crescimento profissional!
– Recebe forças de determinação, solidez, planejamento, clareza e maturidade.
– É regido por Saturno, Deus do Tempo, que ensina que somente escalamos a montanha de nossa vida com passos firmes, um após o outro, e que a experiência e maturidade vem com o tempo. Dedicar-se ao seu poder de trabalho e construção de um legado, desenvolvendo um PROPÓSITO PARA A SUA AMBIÇÃO! Se não, fica preso em egoísmo, materialismo e frieza nas relações humanas.
– Armadilha: esquecer que as pessoas não são máquinas e que a verdadeira força vem de um emocional maduro, dedicando-se a se conhecer mais.
– Dica: utilize o seu poder de enxergar longe, de saber onde quer chegar e construa objetivos e planos sólidos, que contemplem propósitos maiores também.
– Desenvolver o seu EU por meio do seu poder de originalidade e solidariedade!
– Recebe forças de inteligência, insight de ideias, rebeldia e desejo de ser diferente.
– É regido por Urano, Deus do Universo, mostrando o grande poder que existe acima de nós e que é preciso dedicação e coragem para acessar esses conhecimentos avançados e futuros. Dedicar-se ao seu poder de pensar diferente, desenvolvendo um PROPÓSITO PARA A SUA CONTRIBUIÇÃO! Se não, fica preso em intransigência, insensibilidade e rebeldia.
– Armadilha: oprimir sua noção de ser diferente, gerando insegurança que é disfarçada pela rebeldia e contestação.
– Dica: pense globalmente, mesmo que tenha que agir localmente. Participe de grupos que falem a sua língua, unidos por mesmos ideais.
– Desenvolver o seu EU por meio do seu poder de sentir, intuir e se reconectar!
– Recebe forças de muita sensibilidade ao extrafísico, contemplação, fé, energia espiritual e imaginação.
– É regido por Netuno, Deus dos Mares, que nos conecta com a fluidez da vida, o vai e vém das situações que não possuem controle, apenas entrega, com fé e liberdade. Dedicar-se ao seu poder de se conectar com a universalidade, desenvolvendo um PROPÓSITO PARA A SUA COMPAIXÃO! Se não, fica preso em melindres da realidade, falta de foco e melancolia.
– Armadilha: apoderar-se de sua sensibilidade e intuição, acreditando ser o “salvador” de todos, acabando por ser controlador e esquecer de si mesmo.
– Dica: procure o seu cardume, aceite e abrace a sua espiritualidade, busque atividades e grupos que você se desenvolva.
Para mais detalhes, confira a LIVE que gravei sobre o Ano Novo Astrológico, o ano do Sol: