2019 já está mostrando que será especial. Amanhã, teremos o primeiro eclipse do ano, sendo ele Solar parcial. Janeiro geralmente traz essa energia de planejamento, de pensarmos e organizarmos o que queremos para nosso ano, não é? Pois o Universo está nos dando isso de bandeja, uma vez que esse Eclipse será em Capricórnio, o arquétipo da conquista e estruturação.
Dia 5 de janeiro, às 23h43min, Sol e Lua se encontram e a grande Dama da Noite, por alguns momentos, encobre o brilho do Astro Rei. Eclipses são fenômenos belíssimos, principalmente porque representam uma energia de grande simbolismo em nossas vidas. Como toda manifestação simbólica, em cada um provocará reflexões diferentes.
De minha parte, penso que este Eclipse nos proporcionará a oportunidade de refletirmos sobre a seguinte questão: que emoções que eu não tenho cuidado e que podem estar impedindo que eu siga em frente com meus planos? Sim, o eixo Capricórnio/Câncer (energia aflorada nesse momento) tem um ensinamento significativo, visto que representam a casa 4 (mundo emocional, familiar, raízes) e a casa 10 (carreira, profissão, ambição).
Muitas vezes, em nossas ousadias diárias, visamos somente o topo da montanha, sem nos darmos conta de que há uma trajetória até chegar a ela. E, como toda trajetória, tem sua base, seu começo, tão importante quanto a linha final. Na vida, por mais que alimentemos um desejo íntimo de crescer, é preciso entender que esse íntimo deve estar forte, maduro e firme. O impulso não vem de baixo, vem de dentro.
Nosso universo interior é composto por tantas nuances e as emoções fazem parte de nosso Ser. O conjunto das energias íntimas é o que emanamos e atraímos, constantemente, em nossa vida. Por isso, mente e alma devem estar alinhados: o que eu desejo para mim está em ressonância com o que eu estou alimentando?
Como temos cuidado do nosso mundo emocional? Temos prestado a atenção no que sentimos, em como nossas emoções estão regrando a nossa vida, ou somente olhamos para fora, para o topo, para as conquistas materiais? Para termos sucesso, a meu ver, antes precisamos ser pessoas bem resolvidas com nós mesmos. Para chegar ao topo da montanha, é preciso sabermos qual é a nossa montanha e que ferramentas devemos levar. Maturidade tem estreita relação com o quanto conseguimos reger as nossas emoções ou se deixamos elas a esmo, ao acaso, permitindo que elas tomem conta.
Quando falo em sucesso me refiro, de uma maneira capricorniana, a contribuirmos com o mundo com o que viemos fazer, após nos conhecermos e sabermos o que temos a oferecer. Em suma, astrologicamente, sermos quem nascemos para ser.
De hoje até amanhã, não é momento de se assoberbar em autocobranças por termos mil e um planos. É uma oportunidade, entre tantas que precisamos ter, de parar um pouco, respirar fundo, tirar um momento de conexão e interiorização para que, assim como os astros no céu se alinharão com a Terra, possamos alinhar nosso universo interior com o exterior.
Bom Eclipse a todos e até o próximo (dia 21 tem de novo!)