Quando passamos a conhecer mais como funcionam as energias em nossa vida, passamos a perceber como elas influenciam fortemente o acontecimento de toda a nossa realidade.
Seja a energia por trás das nossas intenções, seja a energia por trás dos nossos pensamentos, das nossas emoções, a questão é que somos um composto complexo o tempo todo emitindo energias e isso está definindo a nossa vida como um todo.
O que estou fazendo nesse exato momento, o que estou pensando, sentindo, planejando, emitindo a partir do meu coração… está criando uma energia que logo logo, mais cedo ou mais tarde, irá se tornar realidade.
E isso passa a permear todos os instantes em que estamos vivendo. Principalmente, no que diz respeito a estarmos sendo responsáveis e co-criando a nossa vida. Mas, em que sentido?
O de deixarmos de nos sentir vítimas das circunstâncias e entendermos que, o que está acontecendo neste momento, tem sim a nossa – grande – parcela de responsabilidade. Muitas vezes, o mais simples objetivo que tínhamos não se torna realidade devido a energia que estávamos vibrando naquele momento.
Por isso, é tão importante irmos sempre além para nos conhecermos e saber questões muito importantes, como: que tipo de energias eu estou alimentando? Em que energia eu realmente estou vibrando? O que eu fiz, pensei, senti, que pode ter originado a situação em que me encontro atualmente?
Quando paramos para analisar fria e profundamente, conseguimos encontrar as respostas dentro de nós e, em algum momento, compreendemos de fato onde estava a energia que está influenciando no que estou passando nesse momento.
Mas calma, isso não é da noite para o dia. E nem devemos ter a pretensão de sabermos tudo a toda hora. Muitas vezes, encontrar essas respostas demanda tempo e dedicação, pois tudo que “esconde” um aprendizado vai durar o tempo necessário até que tenhamos maturidade e seja realmente a hora de compreender o seu significado.
Para isso, podemos começar a desenvolver alguns hábitos em nossa vida para que possamos chegar a essas respostas. Um desses hábitos que, particularmente, utilizo muito é sempre o de me questionar… não me contentar com respostas prontas e ir mais além: mas por quê? Como? Será mesmo? Isso faz sentido para mim? Como está meu coração quando penso nisso? Por quê e para quê estou passando por isso? O que preciso aprender? E por aí vai…
E sempre que me questiono, na grande maioria das vezes, chego a percepções que me levam a 3 atitudes que são muito, muito presentes em nossa vida mas que não nos damos por conta.
Então, trago abaixo essas 3 atitudes que cometemos e que estão nos bloqueando, permitindo que nossa vida não flua, atrapalhando o alcance dos nossos sonhos e objetivos, interferindo na nossa prosperidade, na nossa alegria de viver, em uma vida mais abundante de coisas boas:
Vibrar na Escassez
Para começar, trago um questionamento: você já parou para analisar o quanto nós mesmos nos limitamos? O quanto utilizamos expressões como “não”, “vai faltar”, “não vou ter”, “não vou conseguir”, “é muito para mim”, “é pouco para mim”, e por aí vai?
A energia da escassez é extremamente maléfica, porém ela está muito mais presente do que gostaríamos de admitir. Uma das Leis do Universo se chama A Lei da Abundância e ela nos traz que, assim como no Universo, na Natureza, tudo é abundante, nós também somos!
Somos um Universo infinito de energias divinas, mas não acreditamos, não paramos para olhar, perceber o quanto somos capazes! Por um momento, pare e tente perceber se aquilo que você mais deseja e não está conseguindo alcançar, se não tem uma parcela de “culpa” sua, por você estar vibrando na escassez e acreditando na falta, no negativo, no não ao invés do oposto?
E falando em acreditar… passamos à 2ª atitude:
Alimentar Crenças Limitantes
Durante a nossa vida toda, vamos recolhendo uma série de crenças que vem da cultura, da educação, do meio em que vivemos, da família, do Estado, dos amigos, dos colegas, e por aí vai. E, nessa trajetória, pouco ou quase nada sobra das nossas próprias crenças. E sabe por quê?
Quando não investimos em autoconhecimento, em dedicar uma parcela da nossa atenção a nós mesmos, não tem como sabermos o que de fato faz sentido para nós, o que serve ou não serve. E passamos a viver a crença dos outros, a crença do que todo mundo fala e acredita, e a nossa vida simplesmente é bloqueada pois a energia das crenças limitantes é uma energia de deslealdade… deslealdade com nós mesmos. E energia nenhuma flui onde não há veracidade!
Se você deseja conquistar a vida dos seus sonhos, trate de começar a viver a sua realidade, o que é verdade para você, o que faz sentido para você, o que você de fato acredita… sem julgamentos, sempre respeitando o que é do outro.
E principalmente, sem medo do julgamento alheio, do que os outros vão pensar ou dizer, pois você não deve a eles a sua vida. Deve a você mesmo!
E por falar em medo… passamos à 3ª e última atitude:
Energia do Medo
Se tem uma energia que bloqueia tudo é a energia do medo. O medo tem uma série de vertentes, de origens, mas uma das coisas que acredito muito é que o medo vem de uma energia de descrença e insegurança frente a nós mesmos.
Independentemente de qual seja a situação que está gerando medo, muito vem do fato de não acreditarmos nos nossos potenciais, naquilo que realmente queremos e termos força para ir atrás. Novamente, por falta de autoconhecimento.
Se não nos conhecemos, não sabemos qual a nossa verdade, não sabemos o que de fato queremos e, então, o medo surge como um aliado para não precisemos sair da nossa zona de conforto. E vida nenhuma flui quando há uma energia de estagnação assim.
Muitas pessoas não conquistam seus objetivos, não só por desconhecerem quais são eles, mas também por não acreditarem na sua força interna e a resgatarem para perseguir esse sonho, custe o que custar.
Uma vida de abundância, paz, prosperidade, riqueza material e espiritual, evolução e coisas benéficas é possível, mas nem todos estão dispostos a “pagar o preço por ela”.
Isso porque sustentar uma energia positiva demanda muito esforço. É mais fácil fraquejar e sucumbir aos testes da vida do que acordar todo dia com uma força interna capaz para manter a mente focada, os objetivos claros, os hábitos saudáveis e o equilíbrio integral.
Novamente, isso só é possível com autoconhecimento. E, novamente, não é da noite para o dia. Começa com pequenos e simples passos…
E o que você pode começar fazendo é refletir, questionar-se, sobre essas 3 atitudes:
– quais dessas 3 atitudes está presente na sua vida? Todas?
– qual delas está mais forte?
– o que elas podem estar querendo te ensinar?
– de que maneira elas influenciam na sua realidade?
– qual delas você pode começar a tentar mudar a partir de agora?
Tente identificar alguma situação que você passou recentemente e que te trouxe sofrimento, ou que não deu certo, e que uma dessas atitudes pode ter sido a razão para isso…
Tudo começa com a decisão de tentar. Tudo começa com a decisão de fazer, de ser diferente. Essa força de vontade dispara uma energia motriz que faz a engrenagem da sua vida começar a se movimentar… ou se movimentar de um jeito mais correto. E aí, o que me diz? Vale a pena tentar?