Você sabe o que são
mantras? Já ouviu ou leu essa palavra por aí?
Mantra tem origem no idioma sânscrito e seu significado está ligado à união de duas palavras:
Manas (mente) e
Tra (controle). Literalmente, controle da mente.
Mantras, portanto, são palavras que possuem grande poder de energia, dado sua vibração, seu som. A prática de
entoar mantras é muito comum nas tradições orientais e, em suas crenças, a origem do Universo se deu através de um grande som, de uma grande explosão, ao qual eles denominam como
OM.
Na Bíblia, há diversas passagens que atestam o poder da verbalização. Em Gênesis, encontramos a seguinte frase:
“Deus disse: haja luz, e houve luz”, em que percebemos que a palavra, o som, antecede um ato. Neste caso, a criação do Universo.
Em outra passagem, no Evangelho de São João, o versículo
“No princípio era o verbo…” é bastante conhecido. Interpretando o seu simbolismo, temos que a origem de tudo é o som. O verbo, que emite uma vibração, tem a capacidade de originar até mesmo o mais divino dos atos. Então,
o som é uma criação divina.
Os mantras surgem da crença de que as palavras, os sons, possuem vibração, uma energia específica que proporciona benefícios para quem os pratica. Ao entoar um mantra, focando-nos em suas repetições, podemos atingir concentração da mente, originando um estado de relaxamento e bem-estar, serenando os pensamentos.
Portanto, entoar mantras é uma prática
meditativa e nos auxilia a trazer a atenção da nossa mente para o presente, para o aqui e agora. Além disso, a vibração dos mantras possui energias específicas, que podem nos auxiliar em diversas situações da nossa vida, como pedir proteção ou pedir ajuda para estimular o amor e o perdão em nosso coração.
Para obtermos todo o seu potencial, o ideal é que conheçamos o significado por trás de um mantra e, ao entoá-lo, estabelecermos uma sintonia de respeito e introspecção. E, principalmente, com muita fé.
Por isso, trago a dica de 3 mantras que mais gosto e utilizo, possuem um grande poder e podem nos auxiliar muito:
Om Mani Padme Hum
É um mantra que tem origem no Tibet e está relacionado à compaixão, muito associado à
Deusa Kuan Yin, mãe misericordiosa. Entoar este mantra proporciona calma, amorosidade, compaixão, segurança e tranquilidade, estimulando a energia do chakra cardíaco.
Deusa Kuan Yin
Traduzindo Om Mani Padme Hum temos
“da lama nasce a flor de lótus”. A energia da transmutação, em que da lama mais densa pode nascer a mais bela flor. Traz o simbolismo de que mesmo em meio a um grande sofrimento, podemos encontrar a nossa luz, e ascender rumo à iluminação. Entoar esse mantra pode nos auxiliar a acalmar nosso coração quando estamos enfrentando algum momento de dificuldade e sofrimento, quando precisamos ter mais compaixão e entender o momento de outra pessoa ou para conseguirmos alcançar o perdão.
Para entoar este mantra, acesse o link –
Om Mani Padme Hum
Om Gum Ganapataye Namaha
Sua tradução significa
“Om e saudações àquele que remove obstáculo do qual Gum é o som seminal”. É o mantra associado ao
Deus hindu Ganesha. O povo oriental cultua muito esta divindade, querida por todos, pois Ganesha – ou Ganesh – auxilia a remover obstáculos que impedem que nossa vida flua material e espiritualmente. Além disso, Ganesha é muito invocado para atrair prosperidade.
Deus hindu Ganesha
Entoar o mantra dessa divindade nos auxilia a conquistar nossos objetivos, metas e novos empreendimentos. Se você estiver com alguma dificuldade, precisa realizar algo muito importante, ter mais discernimento e conhecimento, força e coragem, beneficie-se dessa energia maravilhosa de nosso querido Ganesha.
Para entoar este mantra, acesse o link –
Om Gum Ganapataye Namaha
O seu Mantra Pessoal
Isso mesmo que você leu. Podemos criar
nossos próprios mantras! E eles podem ser tão poderosos quanto esses citados acima, pois é feito para nós, por nós, e tem toda a nossa energia, a nossa essência.
E como criar um mantra pessoal? Pense em algo que você gostaria de alcançar, seja material, emocional ou espiritualmente. O propósito é o mesmo, e você pode invocar o seu mantra sempre que precisar de ajuda, em momentos que perder a fé, a confiança em si mesmo e no amanhã; ou para conquistar algum objetivo, algum sonho muito desejado. Podem ser, inclusive, vários mantras e eles podem ser alterados conforme a situação.
Exemplo de alguns mantras pessoais:
– Tenho boa saúde e minha vida é equilibrada;
– Conquisto meus sonhos e vem a mim tudo que é para meu benefício;
– Amo me cuidar, me alimentar corretamente e praticar exercícios físicos;
– Meus relacionamentos são harmoniosos e atraio pessoas do bem para meu lado;
Como você percebeu, o mantra pessoal deve ser sempre no presente, como se já estivesse sido conquistado em nossa vida. Para que possamos estimular e atrair essa energia para nós, focando a nossa mente no presente. Ao realizarmos essa prática, movimentamos toda uma engrenagem energética e literalmente todas as nossas células passam a acreditar nisso.
Para finalizar, sempre que você for entoar um mantra, coloque suas mãos no seu peito. Sentir a vibração interna que o mantra proporciona é indescritível. Sentimos um calor, um aconchego no peito e somos tomados por toda aquela energia.
Namastê _/|\_