A insônia, ou a dificuldade de pegar no sono, ocorre quando a pessoa carrega consigo junto para a cama uma “avalanche de pensamentos”. Com os pensamentos agitados, preocupações excessivas com o amanhã, todo nosso sistema biológico não consegue relaxar como precisa para pegar naturalmente no sono.
Nossos pensamentos vão ditando nosso estado e ansiedade e stress interferem, e muito, na qualidade do sono. Além disso, raramente damos atenção a um preparo cuidadoso para dormir. Precisamos nos preparar para dormir, mental e energeticamente.
O sono é um momento sagrado, pois é quando nosso corpo se reabastece de prana – energia – para que possamos estar bem no dia seguinte. Por isso, ir dormir sem um momento de preparação antes para relaxar, pode dificultar tudo.
Lembre-se que os problemas de amanhã só tiram a paz de hoje e não resolvem nada. São “pré-ocupações”. Tente acalmar a sua agitação mental, concentrando-se em relaxar e se preparar adequadamente para dormir.
Para isso, seguem algumas dicas do que pode nos ajudar a ter uma boa noite de sono:
– Desligue os estímulos (TV, computador, celular) pelo menos meia hora antes de ir deitar;
– Tome um bom banho, de preferência morno ou quente. O banho quente faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, proporcionando uma agradável sensação de relaxamento. Energeticamente, o banho é muito benéfico para limpar as energias densas do nosso dia e irmos para a cama com mais leveza;
– Respire algumas vezes profundamente, para ajudar no relaxamento do corpo, enquanto faz uma oração pessoal, algo para agradecer e se concentrar para o dia seguinte. Se desejar, coloque uma música relaxante durante alguns minutos;
– Pense em coisas boas e tente confiar que tudo dará certo com as questões futuras.
Se caso não funcionar e o sono não vier, não se alarme. Aproveite para relaxar, meditar. Muitas vezes, poucas horas de sono bem aproveitadas pode ser muito melhor do que muitas horas de um sono agitado.
Nossa realidade é definida conforme nossos pensamentos, por isso, trabalhe a sua mente para o seu descanso e relaxamento, concentrando-se na importância deles. Bons sonhos!
—
Obs: essa série não tem cunho médico e jamais incentivará a não procura ou a suspensão de tratamentos médicos. É apenas um esforço para auxiliar no melhor conhecimento sobre nós mesmos e tudo que acontece em nosso Ser.