Trilha sonora para ser ouvida enquanto ler este texto – https://youtu.be/gArIvTJdrEcToda mudança que almejamos para a nossa vida requer, antes, uma série de outras mudanças. A principal delas trata-se de uma mudança interior, em essência, relacionada a postura que resolvemos adotar diante dos fatos, situações, pessoas, etc.Esta mudança interior está intimamente ligada à qualidade dos nossos pensamentos. Tudo começa na mente e, do que dela sai, vai pouco a pouco definindo a nossa realidade. Os nossos pensamentos, sejam negativos ou positivos, estão criando a nossa vida e o grande problema disso é que, muitas vezes, não nos damos por conta.O sofrimento, que decorre de pensamentos negativos, vai tomando maior proporção na medida em que vamos entrando em um piloto automático, na centrífuga diária em que todos estão inseridos. Com isso, não sabemos o gigantesco peso que tem a nossa energia mental sobre a nossa realidade de vida.É preciso que tenhamos maior consciência diante dos fatos e da realidade como um todo. Consciência do quanto somos criadores da nossa própria realidade e do quanto, com muito pouco, podemos transformar a nossa vida para muito, muito melhor. Como eu sempre digo: o segredo, muitas vezes, está em simplesmente mudarmos a nossa perspectiva de enxergar as coisas, os fatos, as situações, as pessoas, nós mesmos…E é dentro disso que entra a espiritualidade como filosofia de vida. De adotarmos mais o leve, o “menos é mais”, a essência e não a aparência, a qualidade e não a quantidade, o quanto as coisas simples importam, o quanto nós importamos e que tudo, mas tudo mesmo, muda quando olhamos mais para nós mesmos, para dentro, para nosso universo interior.Todos estamos nesta escola chamada Planeta Terra como aprendizes. Como espíritos que receberam a grande oportunidade de aprender e evoluir neste pequeno, mas importante, pedacinho do Universo. E a qualquer momento, a qualquer dia, podemos tomar uma importante decisão que mudará completamente a nossa vida: a de tentar.Tentar viver melhor. Tentar ser uma pessoa melhor. Tentar fazer diferente. Tentar se harmonizar com as pessoas. Tentar transformar tudo em aprendizado.E é a partir dessa realidade, de que bastam pequenas decisões, pequenos passos, simples e possíveis, para mudar a nossa vida para melhor que hoje trago os “5 A’s”. Cinco atitudes que podemos adotar para nos equilibrarmos e nos conectarmos a uma energia mais elevada e positiva:
Aprenda
Tudo que acontece na nossa vida tem um motivo, uma razão de ser, e a principal delas é o nosso aprendizado. Não há como evoluirmos se não aprendermos. E não há como aprendermos sem passarmos por provas difíceis, que irão nos lapidar, desde o pilar físico até o pilar espiritual. A dor é pedagógica e necessária, mas o sofrimento é opcional.Quanto mais interpretarmos as situações como oportunidades de aprender, mais rápido nos recuperaremos e sairemos dos problemas mais fortes e com uma grande lição na bagagem. O aprender é muito importante, visto que enquanto não aprendemos o que precisamos com determinada situação, mais ela será repetida até que tenhamos entendido a lição. Uma postura aberta para aprender é um importante passo para termos um melhor aproveitamento da nossa encarnação, oportunidade que nos foi dada justamente para esse fim – aprendermos!
Agradeça
Se tudo é para nosso aprendizado, uma chance, uma oportunidade, então nada mais justo do que agradecermos mais por tudo que acontece. Agradecer em momentos bons é fácil, mas você já experimentou agradecer no meio a uma tempestade, um problema, um sofrimento, que esteja vivendo? Está aí um grande indicativo de almas mais conscientes e dispostas a evoluir.A gratidão é uma energia potente, que nos impulsiona para o melhor de nós mesmos, o melhor que podemos usufruir da vida, da Natureza, de Deus. Quanto mais agradecemos, mais o Universo no envia motivos para sermos mais gratos, e a nossa vida se transforma profundamente. Pois o que muda mesmo não são as situações externas e sim a nossa maneira de enxerga-lás. E a gratidão tem importante papel nisso. Experimente agradecer mais ao invés de reclamar e se lamentar e sinta os benefícios dessa prática!Agradeça pelo que você tem, por quem você tem ao seu lado e, principalmente e acima de tudo, agradeça por você ser quem você é. Sua alma merece isso!
Alegre-se
O riso e o bom humor são características das almas elevadas. Quem já teve experiências de comunicação com Mestres Espirituais sabem o quanto eles são bem humorados e leves. A alegria é sinônimo de leveza de vida, e tudo que optamos por deixar mais leve, mais alegre, muda completamente a realidade.Sempre opte por oferecer ao mundo, às pessoas, o melhor de você e a alegria faz parte disso. Um sorriso, uma brincadeira, um abraço, uma palavra positiva, o olhar de quem enxerga as belezas da natureza, do simples, da amizade, do amor, tem tudo para transformar qualquer coisa em algo que valha a pena.
Alinhe-se
Para vivermos uma vida que vale a pena ser vivida é preciso que estejamos alinhados a algo. Que tudo que optarmos por fazer tenha um propósito por trás. Que estejamos mais conectados com nós mesmos, com algo maior, algo que nos motive a sermos melhor a cada dia. E isso já é um grande propósito: sermos pessoas melhores.Mas, para isso, para qualquer mudança que possamos almejar, o primeiro passo é alinharmo-nos com a nossa essência: o que eu quero para mim? O que me motiva? O que faz meu coração vibrar? O quanto eu me amo e sei que sou importante? O quanto dedico do meu tempo a mim mesmo, a me cuidar mais? Sem estarmos alinhados com nós mesmos, buscando se conhecer mais, buscando saber quem se é, não há como viver melhor, não há como aprender, como agradecer nem se alegrar.
Ame
Para fechar com chave de ouro, não poderia ser diferente: o amor. A causa-mor de estarmos aqui na Terra. Esse que faz com que cada um dos passos anteriores seja mais significativo, profundo e completo. Esse que faz com tudo valha a pena. E, não por acaso, talvez seja o mais difícil de ser praticado.Temos tido dificuldade de viver o amor, de amar mais, por não entendermos o seu real significado. Temos tido dificuldade de amar os outros por que não conseguimos nem amar a nós mesmos. Mestre Jesus legou-nos que devemos amar o próximo como a nós mesmos. E é por isso que tem sido tão difícil amarmos uns aos outros, porque esquecemos da parte mais importante: que primeiro é preciso amar a nós mesmos. Esse é o começo de tudo.Por isso, não importa o quão difícil seja: queira tentar, queira começar, aos pouquinhos, primeiro buscando esse amor em si mesmo. Comece por dentro e, para ajudar, comece praticando os 4 A’s anteriores.Para finalizar, apenas digo:Vale a pena Aprender.Vale a pena Agradecer.Vale a pena Alegrar-se.Vale a pena Alinhar-se.E vale a pena, muito a pena, Amar.